domingo, 25 de outubro de 2015

Detalhes do Dia V - Parte II

Aqui a parte das entrevistas sem detalhes e uma lista de perguntas.



1) Você fala Inglês?
2) Vai pra onde?
3) Vai fazer o que?
4) Quanto tempo pretende ficar?
5) Faz o que aqui?
6) Se trabalha com crianças aqui, por quê quer ser au pair lá fora?
7) Você fez Inglês onde?
8) O que é CCAA?
***
'Quantos anos você tem?'
'O que você estuda?'
'O que você quer fazer daqui 20 anos?'
***

A mulher me falou: Oi Karina, td bem? (isso em portugues)
Eu: Td e vc?
Ela: Td. Entaum vc jah é professora de ingles? (isso jah em ingles)
Eu: Sim...dou aula há 1 ano e meio
Ela: Entaum pq vc vai aos Eua?
Eu: Pq eu quero melhorar meu ingles
Ela: Mas vc vai voltar pra sua escola depois?
Eu: Sim...talvez eu seja a coordenadora de lá.
Ela: Ah...que bom...vai ganhar mais dinheiro
Eu: Sim...isso é bom
Ela: É sim....bom pode pagar a taxa de $ 40 naquele caixa e volte aki.
Eu: Muito obrigada
***
EU: Bom dia! (sorriso, canto da boca tremendo)
ELE: (aceno de cabeça e sorriso amarelo) Passaporte e formulários. (sotaque medonho)
EU: (me ferrei! – pensei. Obedeci)
ELE: Pegue o telefone.
EU: (só obedeço)
ELE: So, vai ser au pair, Emilly?
EU: Yes! (disse sorrindo e pensei: burra, por que não respondi em português?)
ELE: Você fala inglês?
EU: (me ferrei ²!) So so.
ELE: How many children does the family have? (muito muito rápido)
EU: (Pensei pra ter certeza se tinha entendido) 2 girls.
ELE: (Pensa, olha os formulários, mexe no computador...)
EU: (Será que devo falar algo mais?)
ELE: Você faz faculdade no Brasil?
EU: (Ai, merda!) Não, pretendo começar assim que voltar. (aiaiaiaiai)
ELE: (Vê os formulários, pensa...) O que seu pai faz? (sem tirar os olhos dos papéis)
EU: È gerente de vendas.
ELE: E sua mãe?
EU: Cabeleireira.
ELE (demora)
EU: (confiante, ele vai conceder!)
ELE: (começa a carimbar e assinar)
EU: (ai, isso ele ta negando ou concedendo?)
ELE: (me dá um papelzinho) Vá ali ao lado, pague a taxa e volte aqui.
EU: (completamente boba, não acreditando, concedido?! Teria um treco se fosse negado!)
***
pegou os papéis e eu o telefone;
ELA: oi, (espera) então vai fazer intercambio? que tipo?
EU:(tremendoo) aupair (mas sempre sorrindo)
ELA: (olha pra mim bem, e sorri de volta) ah é, e vai morar onde??
EU: Atco, New Jersey!
ELA: e vc faz faculdade do que aqui no brasil?
EU: (dai a conversa foi fluindo, eu me acalmei, pq ela era tão normal embora o sotaque fosse forte) ah, eutranquei no final do ano passado, fazia turismo!
ELA: (olhou com cara de "que legal") ah, e qto tempo falta pra vc acabar?
EU:1 ano, 2 semestres né!
ELA folheando tal, assinalando aqui e ali: e qtas crianças vc tem lá??
EU sorriso enorme: 2 meninos, 3 e 4 anos!
ELA: humm, meninos é, vc prefere assim dessa idade( como perguntando se naum era ruim)
EU: olha eu já tive esperiencia com meninos e meninas e eu acho que meninos dessa idade são mais (dai fugiu a palavra, gaguejei um pouco) .... amaveis né!
ELA: ah é, e vc teve experiencia lá???
EU: naum naum, aqui no brasil...
ELA:(mexendo mais nos papéis)vc vai aperfeiõar seu ingles lá? (assinando)
EU: (pensei wee, consegui) sim sim, eu pretendo!
ELA:( sorrindo),olha morgana, como é um tipo de visto de trabalho.. (eu pensei, puta, mais eu fui bem, que que deu errado, naum acredito)
vc tem que pagar uma taxa "na" caixa ali na frente, depois vc volt aqui!
EU: obrigado!
***
EU:Bom dia (acho q ela não ouviu..fiquei queta...
ELA:Apontou para os papeis pra eu dar pra ela
Entreguei tudo(aqueles já mencionados acima), e ela me mandou pegar o telefone....Fiquei esperando.....
ELA:kwokenf family.
EU:What? (Opa, deveria ter falado mais gentilmente...hehehe)
ELA:Can you tell me about the family?
EU:A Susan is the host mother..blablabla...O Bennie o hostfather..
ELA:And the kid?
EU:Is Skyler, she is 3 years old (na verdade, nem sei oq eu respondi nessa hora, mas esse foi o contexto)
Ela ficou anotando alguma coisa na folha, e falou pra eu ir pagar a taxa e voltar com o recibo...Fui, paguei 84 reais, voltei, entreguei, ela me desejou uma boa viajem...
Paguei o sedex (contra minha vontade....agora é obrigatório, não tem mais retirada lá...) E fui Embora!!!
***
Ele: Formularios... Pega o telefone..
Eu: Oi....
Ele: Calor hoje neh?
Eu: Nossa, nem fale...
Ele: Au pair.. humm.. How many kids?
Eu: Two
Ele: Vc faz faculdade?
Eu: Sou formada em arquitetura desde o ano passado.
Ele: Pra onde vc ta indo??
Eu: Minnesota
Ele: Leva blusa que la faz frio....
Vai ali, paga isso e good lucky!
***
C: Boa Tarde!
eu: boa tarde =)
C: então vai ser au pair nos EUA?
eu: sim! =)
C: ja esteve lá ou está indo pela primeia vez?
eu: é a primeira vez
C: ja se formou aqui no Brasil?
eu: (ai, agora ferrou)Sim, me formei em dezembro do ano passado
C: e o que vc vai fazer depois desse tempo fora?
eu: voltar e fazer uma pós graduação em comunicação
C: mora com seus pais aqui?
eu: sim
C: o que o seu pai faz?
eu: é funcionário público
C: ja está conversando com a família lá?
eu: (ja irritada com tanta pergunta, mas sempre sorrindo) rs sim, estou
C: qtas crianças são?
eu: 2
C: qual q idade delas?
eu: 1 menino de 4 e uma menina de 6 meses
C: vai ter muito trabalho!
eu: acho q vai ser bom!
C: pra pegar seu visto vc tem q pagar uma taxa de $40,00 ali e volta aqui mesmo comigo de novo!!!!
eu: ok, Obrigada!
e acabou! visto concedido! nenhuma pergunta em inglês!!! =D paguei a taxa, voltei, ele me deu um papel verde e disse boa viagem e boa sorte nos EUA! eu agradeci de novo e saí fui preencher o sedex, q como moro em Campinas-SP, foi R$18,00. peguei meu cel e voltei pra casa feliz e saltitante!!!! =D é isso aí meninas! valeu pela torcida e contem com a minha daqui pra frente
***

A mulher:where are you going?
Eu: Baldwin-NY
A mulher: hmn..as an au pair..
Eu: yes
A mulher: Why do you want to be an au pair.
Eu: Because i want improve my english. i want to be a teacher
A mulher: Nice!
Eu: =)
A mulher: Do you speak with the family by phone?Mais ou menos isso..hehe)
Eu: sorry i dont understand...(ela falou mto rapido)
A mulher:Ela repete pausadamente...
Eu : Yes (daí consegui entender)
A mulher : How many children they have?
Eu: 2
A mulher: Ok, seu visto foi aceito!! (única vez q ela falou portugues).
Eu: Thank youu
***
Moça: Vc vai ficar aonde?
Eu: Em Glen Burnie/MD
M: Vc tem irmã lá né, o que ela faz? (nisso ela estava folheando meus DS-156/7/8)
Eu: Ela é visitante de intercâmbio.
M: Au Pair? (agora ela começa a folhear os papeis da minha irmã, que consta que ela está legal)
Eu: Sim
M: Quando ela volta?
Eu: Final de Junho (puts, pensei já era negado)
M: Ok. Vc tem falado com a família?
Eu: Todos os dias (mentira hehe)
M: Pq vc quer ser au pair?
Eu: Pq eu adoro crianças e pq eu preciso aprimorar meu inglês na minha carreira, secretária bilíngue
M: Ok. Qtas crianças irá cuidar?
Eu: 2 meninos de 3 e 5 anos e minha host mother está grávida.
M: Ohh, sério? Que coragem.....Quando o bebê nasce?
Eu: Em agosto
M: Ok. Seu visto foi concedido (falou num português bem puxado, achei mto bonitinho hehe)
Eu: Thank you (sempre sai só isso hahah)
***
Consul: Bom dia! Como vai voce (em portugues com sotaque horrivel e sorrindo)
Denise: Bom dia! Eu estou otima e o senhor? ( com um sorriso maior que o normal)
Consul: Bem tambem... entao, porque voce vai para os Estados Unidos? (portugues)
Denise: Porque eu quero ser uma Au Pair (portugues)
Consul: Ahh!! Great!! E porque voce quer ser uma Au Pair (Ingles)
(A partir dessa pergunta tudo que ele me perguntou era em ingles e minhas respostas tambem)
Denise: porque eu quero melhorar meu ingles, para quando eu me formar em Direito poder me especializar em Direito Internacional, e ingles fluente eh muito importante.
Consul: E quantas criancas voce vai cuidar? E a idade?
Denise: duas criancas. Sophia tem 5 anos e Matthew tem 3 anos. (sorriso)
Consul: Nosssssaaa!!! Mas eh muito trabalho, voce nao acha? (sorrindo e com tom amigavel)
Denise: Acho sim, mas um trabalho gratificante e divertido tambem. :D
Consul: (concordou com a cabeça) E onde voce vai morar?
Denise: Em South Orange, NJ
Consul: otimo! Bem pertinho de New York. Voce vai passear muito la!
Denise: Com certeza! apenas a 30 minutos de carro da minha casa (nunca pensei que ia "tricotar" com o consul...nessa hora eu ja estava virando amiguinha dele...huahuahuahua)
Consul: E voce volta quando?
Denise: Daqui a um ano
Consul: Mas porque voce quer voltar se la eh tao bom? (pegadinha)
Denise: Porque eu quero me formar em Direito e ser uma advogada em Direito Internacional.
Consul: Visto concedido! Entao boa viagem! E aproveite as compras em New York! Pague a taxa de U$ 40,00 no guinche ao lado!
EU CONSEGUIIII!
***
C: Pássaporrrte and forrrmulários, porrrr favorrrr.. (quase não entendi o português dele) e apontou o telefone.
C: So..do you speak English?
E: So, so.
C: Do you want to be an Au Pair?
E: Yes.
C: (Pausa: digita, rabisca, olha no monitor, lê o formulário...)
C: Explain me what exactly you do in Brazil..
E: I work in a prison, in a jail, for the government of São Paulo. (mais ou menos isso)
C: Ah, you are a security guard, right?
E: yes.
C: (Pausa: digita, rabisca, olha no monitor...)
C: Tell me about the ....family.
E: Fulana is the mon, blablabla, beltrano is the father, blablabla, they have two girls, blablabla and live in Wyckoff, New Jersey.
C: Are you graduate?
E: Yes, I am graduate in Bussines Administration.
C: Let me see your certificate
E: (passei a cópia do meu diploma pra ele).
C: (Pausa mais longa: digita, rabisca, olha no monitor, lê o formulário...)
C: %$¨&#*&¨%$# you?
E: Sorry?
C: How old are you?
E: Twenty six years old. (Detalhe: a pergunta mais tosca eu não entendi...huahuahuahuha)
C: (Pausa: digita, rabisca, olha no monitor...pegou o papelzinho branco..já fiquei feliz)
C: Ok, pague a taxa e volte aqui.
E: thanks!
Paguei a taxa, e voltei, ele me desejou boa viagem num português tosco e eu agradeci.
***
G=gordinho
E=eu
G- Bom dia. (em português)
E- Bom dia.
G- Me passa seus documento e passaporte (a partir daqui tudo em inglês)
G- Pq vc quer ser au pair (pergunta clássica..hehe)
E- pq quero conhecer uma nova cultura, um novo pais e claro o ingles. (gordinho balançando a cabeça positivamente)
G- você já tem família lá?
E- Sim. (gordinho balançando a cabeça positivamente)
G- quantas crianças são?
E- são 2, gêmeas. (adivinha..gordinho balançando a cabeça positivamente)..hehe
G- como ficou sabendo do programa?
E- Minha amiga fez.
G- Quantos anos tem as crianças?
E- 1 ano.
G- seu visto foi concedido, pague a taxa e volte aqui.
E- Muitoooooo obrigadaaaa!!!!
G- de nada (com um sorrisinho)
obs: não durou 5 mim...
***
V=Consulado(Vovo, rs, vovo pq era velhinho,rsrsrs,uns 60 anos))
E= Eu!
V=Boa tarde(com akeeeleee sotaqueee!), por favor pegar o telefone.(ja sabia!)
E= Obedeço logooo ne??rs
Akele silenciiiiioooo!!!rs.....
E nisso ele ja pegou meu passaporte e olhando no computador ele ja foi carimbando e escrevendo!!!!
E eu ja em panico, pensando:"Sera q ele ta negando sem nem ter me perguntando nada???aiiii...."
E....
Ele diz:..."Entaoooo..."
e...mais silencio...rs....(q nervooooo)
ai ele diz:
V= Vc falar ingles?
E= So so...(morrendo de medo dele começar a entrevista em ingles com meu pessimo ingles!!rs)
E o silencio volta!!!(e eu??mais nervosaaaa,rs)
V="...Então..."(ele so falava isso, fazendo com a cabeça positivamente, e carimbando as coisas)
E eu pensando:"Sera q ele ta falando algo e nao to ouvindo???"
V=Vc falou com Wayne?(meu host)-Ele tava vendo no documento da agencia(DS, pq ele nao me pediu nadaaa-
E=Quem?(q furooooo...rs)
E ele repetiu!
aiii sim caiu minha fichaaa!!!rs
E=Yes,sim, falei sim!(juro, falei desse jeito!!kkkk, ele me perguntou em portugues tudooo,mas a tonta aki responde em ingles, ai me tokei e tentei arrumar...rs)
V=..."Humm...ok"(bem baixo sabe....terminando de escrever as coisas la)
V=Pague a taxa e volte aki!
E=...Obrigada...., posso ir?
V="calma, aki esta seu passaporte!(q pressa ne???kkkkk)
Fui pagar toda feliizzz, nunca dei 80 reias taooo feliiizzz!,rs!qdo voltei ele tava pedindo um mooonte de documentos pra uma mulher, q creio q era de turismo!!!
Claro, meninas, tudo isso foi em 1 minutos e meio, mtoooo rapido!!!, mas nao aprece na hora, parece uns 10 minutos...hauahauaahua!!!

***
Loira: Boa tarde
Eu: Boa tarde!...(espantada com a educação da mulher)
L: Vc fala inglês Jamily?
E: Sim
L: (a partir dai td em inglês) Para onde vc vai?
E: Virginia
L: Como chama a cidade?
E: Haymarket
L: Nossa nunca ouvi falar (com cara d espanto). Fica perto da onde?
E: A 45 minutos d WDC
L: Nossa....nunca ouvi falar...(vez cara d ué e depois deu risada). Vamos voltar ao seu visto...rs! Oq vai fazer no EUA?
E: Au pair
L: Pq vc quer fazer Au pair?
E: Pq eu adoro criança e pq vai ser mtu bom pra minha carreira quando eu voltar pro Brasil.
L: Oq vc faz?
E: Faculdade d Comercio exterior
L: Quantas crianças vc vai cuidar?
E: Duas meninas
L: (agora em portugues) Seu visto foi aprovado é só pagar a taxa ali ao lado e voltar aki.
E: Obrigada.
***
Ela: Pegue o telefone.
Ela: Você fala inglês?
Eu: Mais ou menos
Ela: Agora vai ter q falar (em português ainda)
Ela: Pra onde vc vai? (agora em inglês) Não tenho certeza se foi isso mesmo q ela falou hehehe
Eu: Pra Pennsylvania trabalhar LIKE an Au Pair.
Ela: LIKE an Au Pair or AS An Au Pair??
Eu: Sorry. As an Au Pair
Ela: Sorriu e falou OK e perguntou Pq vc quer ser uma Au Pair.
Eu: Comecei a desembestar a falar. Porque quero melhorar meu inglês, conhecer uma nova cultura e qdo aproveitar trabalha com Direito Internacional.
Ela: O que vc estudou? (Não entendi direito de novo e ela repetiu pq fiquei olhando pra cara dela sem falar nada)
Eu: Aqui ou lá?
Ela: Aqui
Eu: Direito
Ela: Ok seu visto concedido pague a taxa no caixa e volte aqui (agora em português)
Eu: Thak you
Ela You`re Welcome
Paguei voltei entreguei o papel pra ela e ela falou: Vá agora e pague o Sedex
Eu: Ok Obrigada!
Saí de lá eram 14h15
***
C: Consulesa
V: Vivi
C: Bom dia! Ops, Boa tarde!
V: Boa tarde!
C: Quantos anos você tem?
V: 22
C: O que você faz?
V: Sou telefonista e estudante
C: O que você estuda?
V: Logística
C: Onde?
V: Unimonte
C: O que seus pais fazem?
V: Meu pai é aposentado e minha mãe é autônoma
C: O que seu pai fazia?
V: Ele era tal.
C: Porque você quer ser Au Pai?
V: Porque acho que uma experiência internacional e a fluência no inglês serão muito importantes quando eu voltar.
C: Tem experiência com crianças?
V: Tenho 3 sobrinhos, já cuidei de filhos de amigos e também fui voluntária numa escolinha.
C: Fala inglês?
V: Falo. Quer dizer, mais ou menos. (eu ri)
C: (Ela retribuiu a risada) Where did you learn english?
V: I studied for 4 years at school
C: Seu visto foi concedido
***
VISTO NEGADO!!!
diálogo:
e: bom dia!!! [em portugues toda sorridente]
c: senhora maressa, pq vc quer ser au pair? [ingles]
e: pq eu quero conhecer novas culturas, novos habitos, novas pessoas, pq eu gosto de criança e quero estudar ingles [ingles e ai eu estava quase morrendo de nervosismo]
c: vc acabou o colegio em q ano?
e: em 2005
c: e vc fez o que o ano passado?
e: [nessa hroa, comecei a ficar nervosa, pq eu fiz uma faculdade e larguei pq num estava gostando, aí eu num poderia falar isso pq ele poderia achar q eu ia querer ficar la e largar essa outra faculdade] então eu falei q num lembrava, ele balançou a cabeça dps eu disse q fiz pre-vestibular [nessa hora eu jah estava apoiada na bancadazinha lá pq num estava aguentando ficar em pé, minahs pernas estavam tremendo mto]
c: o que vc faz na faculdade? [ingles]
e: sou estudante de direito [ingles]
c: QUAL PERIODO VC ESTÁ NA FACULDADE?[ingl
e: o q? [ingles]
c: QUAL PERIODO VC ESTÁ CURSANDO NA FACULDADE?
eu nunca tinha escutado essa palavra "periodo" eu sabia "semestre"..
aí eu balancei a cabeça e falei .. "sorry"! ele repetiu...e em seguida disse..
c: senhora eu perguntei "qual era o periodo q vc estava cursando na faculdade" e vc não entendeu, por favor, vc tem q me mostrar q sabe falar ingles! [portugues]
e: ok, sorry
c: seus pais trabalham o q? [ingles]
e: minha mae eh auditora do tribunal de contas e meu pai é representante comercial [ingles] [eu estava muuuito nervosa nessa hora]
c: por favor me diga o nome da sua familia nos eua [ingles]
QUEM DISSE QUE EU LEMBRAVA...!!!!!!!
tentei, tentei, mas num consegui lembrar de nenhum jeito, nessa hora eu tava quase no vidro do consul me segurando pra num cair....
e: sorry i don1t remember
ele começou a escrever no pc umas coisas...
e tirando o grampo do meu passaporte e disse..
"infelizmente não posso te concender o visto, pois vc não possui vinculos com a familia."

28/06 pior dia da minha vida...
chorei mto, fiquei mais de uma hora no carro esperando me acalmar para dirigir...
proxima entrevista marcada para o dia 20/07. A familia disse q me aguardava e q ia mandar uma carta, eu acho q num vai funcionar mto pq eles num pediram nenhum tipo de documento aqui...!!!!

minha gente...torçam por mim..
E CONTROLEM O NERVOSISMO...

bjos e qq duvida, pode me perguntar!!!
****

C= Consulesa
E= Eu
C - Pra onde vc vai?
E - Pra Ohio.
C - O que vc vai fazer em Ohio?
E - Vou trabalhar como Au Pair.
C - Pq vc quer ser Au Pair?
E - Pq gosto de crianças e quero aperfeiçoar meu inglês.
C - Aonde vc estudou??
E - Na faculdade de Caxias do Sul.
C - O que é uma turismóloga?(coloquei isso na minha profissão).
E - Quem trabalha com o turismo, eu sou formada em Turismo.
C - Ok, visto aprovado, vai pagar a taxa e volta aqui pra pegar seu passaporte.
Foi isso, não demorou nem 4 minutos. Depois paguei a taxa, peguei o passaporte e fui pagar o sedex, ah o valor do sedex pra quem n sabe são R$16 para SP, R$18(se n me engano) para interior de SP, R$26 p/ sul, centroeste e sudeste e R$47 para Norte e Nordeste, isso no consulado de SP.
As meninas que conheci lá tb conseguiram o visto, só fiquei sabendo de um visto negado que era pra uma guria q ia estudar lá e n era Aupair.
Nos formulários respondi q quem custearia minha viagem eram meus pais, levei todos os documentos dele, inclusive esqueci da carta de custeio e minha mãe mandou pelo sedex, gastou uma graninha e não pediram absolutamente nda.
É isso então, boa sorte p/ as que ainda vão tirar o visto, o negócio(embora muito difícil) é não ficar nervosa, ou pelo menos n demonstrar nervosismo.
Agora, o q me resta é esperar a data do embarque, que será dia 22/07...tá quase ai.
Bjkssss
***
C = Consulesa... isso existe???
J = euuuuuuuuu :)
J: Boa tarde!
C: Boa tarde, tudo bom? Pegueo telefone!
Formulários e passaporte por favor!
J: Ah.. ok!
C: Pra onde vc vai? (suuuuuuuper sotake)
J: San Ramon California
C: O que vai fazer?
J: Au pair
C: how many children does the family have?
J: 3! They are 4, 8 and 10
C: Why would you like to be an au pair? Aki ela já começou a escreveu nos meus forms... já colocou o passaporte junto com uns outros...
J: because... bla bla bla bla bla
e eu lá... cada coisa que eu falava pensava que ela ia me reprovar...rs
C: Seu visto foi aprovado! Paga a taxa e volta aki.
J: thaaaaaaaaaaaaaank U.. chorando (sem brincadeira... me emocionei muuuuito)
***
C ( a consul)
F ( Fabí)
c. Why do you want to be an au pair?
f. Well I like to work.....bla bla
c What are your occupations?
f. I am monitoy.. the sector at the recreation and bllá blá blá...
c. What are your father's occupations?
f. nessa eu me enrolei pq não sabia direito falar a profissão do meu pai, mas tentei falar em ingles, ela olhou pra mim e disse, in Portuguese please.. aí eu falei q trabalha em um frigorico.. blá blá.
c. did you fishi your high school in 2002? right?
f. Yes, I did
c. When did you star college?
f . 2003
c. Do you stiil continue the college?
F. No, I I finished my graduation in December last year
C. qual é o nome da universidade?
F. PUC- Minas
bom aí ela me olhou com uma cara, tipo, eu não estou acreditando q vc ja se formou, olhou dinovo no formulário
C. Vc ainda trabalha?
F. Sim, ainda estou trabalhanho
C. Paga a taxa depois volta aqui..
***

C: consulesa
M: eu
C: Bom dia
M: Boa tarde (ao mesmo tempo q ela)
C: Ah, sim Boa tarde
C: Pegue o tel, por favor
C:Quantos anos vc tem?
M: 23
C:Vc fala ingles?
M: Sim
C: What's your name?
M: Mariana...
C: What do your parents do?
M: My father is a bank clerk and my mother is a social worker.
C: O q vc estudou?
M: In Portuguese?
C: Tanto faz.
M: I have a bachelor's degree in Pharmacy (eu já tava tão nervosa q continuei respondendo em inglês mesmo!)
C: Pq vc quer ser au pair?
M: Because I want to improve my English and I love kids.
C: Coloca seu indicador esquerdo na luz vermelha, por favor.
C: Seu visto foi concedido. Vai ali pagar essa taxa e volta aqui dps sem pegar fila.
M: Muito obrigada.
***
C: Boa tarde, tudo bem?
E:Boa tarde, tudo ótimo
C: Quantos anos você tem?
E: Eu tenho 20 anos.
C: Com quem você mora?
E: Sozinha
C: E o que os seus pais fazem?
E: Meu pai é médico e minha mãe é enfermeira
C: Que tipo de médico?
E: Cirurgião cardio-vascular
C: Ok, visto concedido, pague isso aqui no caixa e volte aqui sem filas.
***
Consul bonita clarinha de olho azul:
C: Documentos por favor. Vc será au pair?
Eu: Sim. [Sorriso e mãos e pernas tremendo, tava mto nervosa!]
C: vc fala inglês Mariângela!?
Eu: mais ou menos né [sorriso dinovo] e um "so so " tímido em seguida!
C: So... Do you know where do you go?
Eu: [pensamento] : fudeu!
Eu : [falando] : Yes, I'll go to Kennett Square , near Philadelphia...
E aí a mulher desembestou a perguntar em inglês : nomes dos hosts, q q eles fazem, qtas kids, sobre experiencia com kids...
E eu respondendo. E ela carimbando. E eu tremendo. E ela disse :
Você foi aprovada, pague a taxa e volte aqui !
***
E: Embaixatriz (ou o que quer que ela seja)
C: Cris
E: So you´re going to be a nanny??? (ela ja começou no inglês)
C: Yes
E: How old are you?
C: 24 years old.
E: Have you been in contact with the family?
C: Yes.
E: Where did you study English?
C: (Ai, e agora como explicar??) I had a teacher, and I studied with her for 2 years. (a mulher balançou a cabeça mostrando que entendeu)
E:Have you gone to the university?
C: (Ela teve que repetir pq eu nao entendi) No, I just work.
E: Você ja trabalhou com crianças? (até que enfim uma em português)
C: Sim, ja trabalhei dando aula pra crianças de 2 a 4 anos e pra duas familias americanas, dando aula de português pra uma e pra outra como babysitter. (e ela só escrevendo no papel)
E:Que ano vc trabalhou com crianças?
C: (pensei: "Vixi, me ferrei." Eu não lembrava o ano que q tinha colocado no form) 200...3.
E: 2002. Foi para o programa?
C: Não, foi meu primeiro emprego mesmo.
E: Have you been in contact with the family?
C: (Égua, de novo??) Yes, I have.
E: How many children does the family have?
C: 4.
E: (de cabeça baixa fazendo anotações) Humm, vc vai ter mto trabalho.
Okay, seu visto foi aprovado. Passe ali no caixa e pague esta taxa.
Acho que foram os minutos mais infinitos da minha vida.

***
C = consul
Eu
C: Para onde vc vai?
Eu: Boston, MA
C: O que vai fazer?
Eu: Au Pair
C: Nomes dos host parents ?
Eu: .... e ....
C: Vc fala inglês?
Eu: So so
C: How many children the famiy have?
Eu: 3 childrens
C: How old are you?
Eu: nineteen years old
***
Anônimo
minha entrevista foi ontem 20/07 em recife
E= bom dia [mais nervosa impossivel, mas passando tranquilidade]
C= bom dia [ela tava pegando meus documentos]
E= Tem uma carta que a minha host fez, gostaria que vc desse uma lidinha...
C= Ok, you are maressa maria?
E= Yes i'm
[nessa hora ela leu a carta assim, mei de longe, acho q foi até o primeiro paragrafo]
C= How many times you talk with you host family by phone?
E= One time for week for phone, and emails 3 times for week [mentiraaaaaaaaaaaa, só falei com a familia por fone uma vez]
[nessa hora ela sai e passa uns cinco minutos fora, aí eu penso "lascooou ela vai ligar para a familia e perguntar qntas vezes eu falo com eles pelo telefone...." ela volta e senta na cadeira..]
C= Maressa, talk me about you host family
[adoooooooooorei isso, comecei a falar mta coisa pq ficou bem abrangente, falei o q eu ia fazer lá q eles iam me dá carro onde elestrabalham, puuuts, falei mta coisa dps eu parei de falar e disse "more?"]
C= Ok, where you study?
E= I study in a particular university, mauricio de nassau, my course is law
C= Ok Maressa, how old are you?
E= I'm nineteen years old
C= What your parents do?
E= My host... [poco nervosa eu tava]
C= No, your parents
E= Sorry, my monther is a server public, she work in tribunal of accounts, she is ....., and my father is...
C= Sua mãe é servidora publica? Isso? Ela é concursada? [sotaque carregadoooooo]
E= Sim, my monther pay my travel [pra q eu disse isso??]
C= Your parents is married???
E= Yes
Ok maressa, parabens, seu visto foi concedido, pague a taxa e boa viagem!!!!!
***
C bom dia
Eu bom dia
C vc vai fazer o que no EUa ?
E eu vou estudar e ser au pair
C : AO pé da Letra?
E eu dei risada ... sim au pair
C perguntou o que fazia no brasil e o que a minha empresa fazia?
E eu disse que trabalhava em uma prestadora de servico da NET tv a Cabo
C ele pergunta se eu sabia de valores dos pacotes
E eu disse que nao trabalhava com vendas e sim com controle de qualidade?
C ele me pergunta pra ter qualidade o que eu precisava?
E eu disse que para ter qualidade na imagem era bom nao ter Gato em casa
C ele me pergunta e gata pode ter?
ele me entrega os docs e me deseja boa sorte!
depois fui pra impressao digital e em seguida aguardar a chamada da entrevista meu numero era o 26 e tava no 500 .
Estava orando em silencio pedindo a Deus que fosse feita a sua vontade e que me deixasse em paz. abri a biblia e caiu em uma passagem "e está é a confiança que temos nele...que se pedirmos alguma coisa , segundo a sua vontade , ele nos ouve (1Jöao 14). quando eu li fiquei muito mais confiante
chegou a minha vez.
C : pq vc quer ser au pair?O que faz no brasil? o que vc vai fazer qdo retornar do EUA? qtas kids vai cuidar? qual a idade?
E eu respondi tudo bem tranquila
C visto concedido , pague a taxa e volte aqui
A consul nao me pediu nenhum documento .
Fiquei super feliz , pois Deus tem cuidado de mim .. e quando ele está a nossa frente dos nossos planos , apenas devemos descansar e confiar ... pois Deus é fiél!
***
Consulesa: Boa Tarde
eu: boa tarde
C: me entregue os documentos e pegue o telefone ( sorrindo )
eu: ok
C : entao, pq vc esta indo pros EUA?
eu: vou ser Au Pair la
ela: sorriu - now we´ll start to speak in english ok?
eu: ok
C: for how long time do you study english?
eu: for 4 years
C: td bemm, seu visto foi concedido ( sorrindo )
eu: brigada!!!! ( com akele sorriso )
C: pague a taxa e volte aki sem fila!
eu: brigada, ateh +!
***
C: Pra onde vc vai?
Eu: Westerville, Ohio
C: Poque vc vai viajar?
Eu: Vou ser au pair.
C: Vc fala ingles?
Eu: Sim
( daqui pra frente foi em ingles)
C: Me fale um pouco sobre a sua familia
Eu: Eles tem 5 filhos
C: balbalbab au pair?
Eu: Desculpa pode repetir?
C Vai ter outra au pair com vc?
Eu: Não, é porque eu so vou cuidar de 3 crianças.
C: E das outras duas quem vai cuidar?
Eu: quando elas chegam da escola a mae já esta em casa
C: De quais crianças vc vai cuidar?
Eu: Das 3 menores, Riley, Payton e Alexis.
C: Ql a idade deles?
Eu: 1,5, 3 e 5
C: Seu visto foi concedido pague a taxa e volte aqui (isso em portugues)
***
Eu: Boa tarde!! (sorrindo)
Consulesa: Boa tarde!! (Sorrindo tb). Pega o telefone. Então, o q vc faz??
Eu: Sou formada em radiologia médica.
C: E o q vc vai fazer?
Eu : Au pair. (Enquanto isso, tava tirando o comprovante da escola. Ela fez um rapido não com a cabeça, de q não precisava e continuaou falando).
C: E vc fala ingles??
EU: Um pouco, to indo pra melhorar.
A partir daqui, foi em ingles
C: Pra que q vc quer ir pra lá?
Eu: Melhorar meu ingles pra quando voltar exercer minha profissão aqui.
C: Vc fez qtos ano de ingles??
Eu: Nunca fiz! Sempre estudei sozinha e já trabalhei como secretaria bilingue no Brasil.
C: Vc sabe pra onde vc vai??
Eu: Sim, North Carolina.
C: OK. Seu ingles é muito bom. Aí ela voltou a falar em portugues:
C: Seu visto foi CONCEDIDO!! Vai lá, paga a taxa de 40 dólares e volta aqui com esse papel preenchido (é só nome e nacionalidade), e o comprovante de pagamento. Boa viagem!!
Agora, outros detalhes:
- A taxa de 40 dolares HJ eu paguei 76,00 reais.
***
Minha entrevista foi hj no consulado de SP
tda em portugues...
C: Bom dia!
E: Bom dia, td bem?
C: Td ótimo e vc??
E: Tb!!
C: Desculpa ter feito vc esperar tanto.
E: (surpresa) Imagina! não tem problema.
C: Pra onde vc vai?
E: NY
C: Quem vai pagar sua viagem?
E: Meu pai
C: E o q seus pais fazem?
E: Isso e isso...
C: E vc trabalha há qto tempo?
E: 1 ano
C: Vc é formada em que?
E: Direito
C: Se vc é formada em Direito, pq vc trabalha como Assistente Adm??
(bom aí tive certeza q ia negar né...)
E: (muito sincera) Pq naum passei na OAB ainda!
C: Onde????????????
E: Exame da ordem....
C: Sò um minuto....
(Demorou uns 5 lá dentro, voltou e repetiu todas as perguntas ...)
C: Vc tem irmãos? qual a idade?
E: SIm, 21 e 28
C: e eles saõ formados em que~?
E: isso e isso...
C: Visto concedido!!!!!!!
C: Brigadaaaaaaaaaaaaa
Ufa!!!! achei q não fosse !!!!
Minha entrevista foi bem demoradinha, mas grças a Deus a consulesa era um doce...
Bjs
Lista de Possiveis Perguntas

“Some Questions”
Can you speack English?
What’s your first / middle / last/ family/ nickname/ full name?
How do you spell that?
How old are you?
Do you play sports?
What do you intend to study in the university?
When the program is over what do you want to do?
Do you want to work in the US / USA?
What’s your opinion about the war in Iraq?
How do you feel about terrorist attacks?
What do you think about terrorist attacks?
Do you want to live permanently in US ?
What does your mother / father do?
What’s their occupation?
What’s your opinion about September 11th?
What’s your family monthly / year income?
How many people live with you?
Why do you think you should receive a visa?
Have you ever applied for a visa?
Was It denied?
What does your sister / brother do?
How do you feel about illegal immigration?
Why did you dicide to go to US?
Have you ever been involved in any kind of crime or illegal activity?
Were you arrested?
What is your opinion about US?
Do you have bothers / sisters (siblings) ?
Do you already have a host family?
Who are you going to live with?
What’s the name of the program you’re participating?
What does It mean?
How does the program work?
What is your religion? Are you active?
Do you need any medical treatment?
Do you have any medical condition you have to be treated for?
Who do you live with?
Do you want to receive any college education in the US ?
Do you smoke?
What are your hobbies? What are your pastime activities?
What do you like to do in your free time?
Do you have family/friends in the US? What Do they do there?
Do you drink?
How would you feel if your visa was denied?
What are your plans when you come back to Brazil?
What do you study?
Are you a good student?
Where do you want to stay in the US? Why?
What are you doing after the program?
What’s your father / mothers name?
Have you ever traveled abroad? Overseas?
How much does this program cost?
What do you want to do in the US?
What are your family’s expenses?
Who’s paying for your trip?
Who supports you financially?

2 comentários:

  1. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=46202737&refresh=1

    ;D

    ee esse dia é complicado mas foi o dia que me senti mas leve na minha vida haiihauhuahiuia

    ResponderExcluir
  2. oii naum sei onde conto sobre meu dia do visto .. entao vou por aki mesmo tah?!
    eu cheguei e ele falou o consul falou oi e eu respondi , ele virou pra mim e falou BOM DIAA (bem empolgado) eu dei um sorriso e respondi .
    Ele pediu os formularios, eu passei e ele me pergunto : hm visto de au pair? eu confirmei q sim .. ate ai foi em portugues .
    ai ele falou : pq vc ker ser au pair ( começou em ingles)
    ai eu falei pra ele em ingles tb se podia pergar o tel pq tava mto barulho .. e ele falou q sim ..ai peguei o tel e comecei a falar o pq keria ser au pair .. enkanto eu falava ele preenchia super rapido os formularios e tals .. qdo acabei de falar ele me mando pagar a taxa la do lado e dps voltar la ..
    so isso ele pergunto, fikei passada .. eu ja tive visto pros eua , pensei q ele ia perguntar pelo menos o q eu ja fui fazer la e sobre a minha familia .. mas nd ..

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem após o sinal... PIIIIIIIIIIIII

¯`» Aonde voce esta? 2009 «´¯